Mark Douglas é autor de dois livros que rapidamente se tornaram clássicos marcantes entre traders e investidores em todo o mundo.

Os seus livros incorporam os mais de 34 anos de experiência como trader e os 28 anos como coach.

Organiza seminários e programas de treino sobre psicologia do trading um pouco por todo o mundo para audiências de traders, investidores profissionais, sociedades de corretagem, bancos, gestoras de fundos, entre muitas outras organizações profissionais.

Ganhar dinheiro em Bolsa não depende apenas dos conhecimentos adquiridos e muito menos da sorte. Antes de pensar em ganhar, é muito importante começar por não perder

Miguel Gomes da Silva

Abertura da edição em português do livro Trading – Atitude mental do trader de sucesso

Início

O melhor professor é a experiência, e de suas experiências como trader e corretor, Mark Douglas experimentou a gama de emoções de negociação. Observando os estados emocionais dele e de outras pessoas, Douglas desenvolveu estratégias para ajudar os traders a fazer o que a maioria dos profissionais lhe dirá ser a parte mais difícil da negociação – negociar usando sua cabeça.

Mark começou a negociar futuros em 1978. Na época, gerenciava uma agência comercial de seguros, mas estava entediado com isso. Então, um dia recebeu uma ligação de um corretor de commodities. Decidiu tentar e começou a negociar futuros de ouro. Daquele ponto em diante, se envolveu no processo, da mesma forma que quase todo mundo faz.

Mark Douglas e esposa

O trade vira profissão

Pela sua experiencia de trabalhar com traders, quase todo mundo começa ganhando. Então, depois de uma boa quantidade de negociações vencedoras, mas certamente o suficiente para fisgá-lo, chegou a um ponto em que a negociação começou a tornar-se sua vida. Deixou o negócio de seguros, foi para Chicago e começou a trabalhar para a Merrill Lynch como corretor de varejo.

“Em cerca de nove meses, eu tinha perdido praticamente tudo o que tinha.”

A volta por cima

Quando percebeu que tudo ficaria bem, seus medos simplesmente desapareceram. “Percebi que havia mais em quem eu era do que apenas minhas posses. Ainda podia pensar, tinha saúde, ainda tinha talentos, quando passei a apreciar plenamente esses bens, o medo desapareceu.”

Quando perguntado qual é a diferença entre um sistema de crenças e um sistema de negociação, Douglas responde: “O trade system apenas lhe dá uma vantagem. Em outras palavras, você olha para um determinado trade system como uma forma de identificar os padrões que existem no comportamento do mercado. Os sistemas de crenças, por outro lado, controlam como você percebe esse padrão ou mercado. comportamento, bem como como você responde a ele.”

Douglas define o comportamento do mercado da seguinte maneira:

“O mercado é a ação coletiva de todos que participam do mercado em um determinado momento. Os indivíduos têm padrões de comportamento. Eles farão as mesmas coisas sob as mesmas circunstâncias repetidamente. Um grupo de indivíduos exibirá consistentemente o mesmo tipo de padrões de comportamento coletivo. Tudo o que um sistema técnico faz é identificar esses padrões e quantificá-los para que você tenha um resultado estatisticamente confiável. Para negociar de forma intuitiva e consistente, você precisa aprender a integrar adequadamente as partes racionais e criativas do seu cérebro.”

 

Mark Douglas é Autor dos best sellers Trading – Atitude mental do trader de sucesso (Trading in the Zone) e O trader disciplinado. Esses e outros você encontra na T&T Livraria.