As emoções nos sinalizaram necessidades (ex: a raiva pode falar da necessidade de proteger algo importante que está sob ameaça), comunicam aos outros (ex: ver alguém triste nos ajuda a modular nossa forma de abordar essa pessoa) e nos movem para ações efetivas (ex: o medo frente a uma situação de perigo nos motiva a fazer algo). O ponto é que nem sempre seguir o impulso da emoção é efetivo. Isso não se trata de tentar não sentir, de controlar as emoções…
A ideia de tentar controlar a emoção é, na verdade, uma grande armadilha. Para tentar não sentir é comum evitar de tomar atitudes importantes ou de fazer contato com algum desconforto necessário naquele contexto. Por exemplo, se eu quero controlar a minha ansiedade, uma forma para isso pode ser procrastinar de realizar a comportamentos relevantes. Ao mesmo tempo, isso pode me distanciar de uma meta um objetivo. Ao invés de tentar controlar, a grande sabedoria está em gerenciar as emoções, em aprender a reconhece-las e a lidar come esses estados emocionais. Isso envolve observar quais são os nossos automatismos frente essas emoções. Por exemplo, eu posso reconhecer que toda vez que fico ansioso a minha tendência é falar mais e talvez eu possa perceber que isso nem sempre me ajuda. Ao identificar todo esse fluxo de experiência emocional, resposta e consequência eu tenho mais possibilidade e flexibilidade de fazer mais escolhas que realmente me direcione, para o que eu estou buscando.
Por isso ao invés de tentar fugir das emoções, reconheça, aprenda com elas, e invista em poder se perceber isso sim vai O texto acima é da Psicóloga Gabriela Damasceno que escreveu a nosso pedido.
Por exemplo: dois traders operam o mesmo setup, fazem a entrada no mesmo preço e tempo, com o mesmo número de contratos e o mesmo preço de stop loss. O que faz um ter um ganho X e o outro de 5X?
Calma? Paciência? Confiança na estratégia? Aversão ao risco? Ansiedade?
Da mesma forma, inúmeros traders tem ganhos absurdos na conta DEMO (!) e loss na conta REAL.
Ainda, o emocional no trader é o responsável na maioria das vezes por aquele loss gigantesco e, quando o trade deslancha, o gain magrinho. Dá aquele arrependimento ver ele indo embora…
Ter confiança na sua estratégia faz toda a diferença. Esse é um dos motivos que fazem os traders experientes vencedores. Eles tem tempo de tela e já viram muito do que pode acontecer, conhecem o comportamento dos ativos que estão operando e principalmente seguem suas estratégias disciplinadamente. Além disso, encaram o loss com normalidade, como uma naturalidade de que isso acontece de tempos em tempos, uma consequência da profissão.
Por isso também a importância de TER um planejamento de risco e SEGUI-LO à risca (não resisti ao trocadilho).
Enfim, quando as coisas não saem da maneira que desejamos, que elas fiquem dentro dos nossos limites manobra para NÓS não perdermos o controle e o patrimônio conquistado com muito suor.
O Diário de Gain nos permite vizualizar o que deu certo e o não deu. Nos mostra de forma clara onde melhorar. Muitas vezes não é necessário abandonar um setup, mas apenas fazer alguns ajustes de entrada ou saída ou até de tamanho de lotes. Assim ajudamos a nossa cabeça a funcionar de forma mais clara. Afinal, o pior cego é aquele que não quer ver.